Fazenda Capoava


250 anos de história e tradição ao alcance de todos

Em meio à bela região de Itu, a 90 km da capital paulista e rodeada por serras e belas paisagens, encontra-se uma das mais tradicionais propriedades do país, a Fazenda Capoava.

Com quase três séculos de existência sua parte histórica foi transformada em hotel somente no ano de 2000. Hoje a fazenda faz parte da Associação Roteiros de Charme, sendo um dos principais destinos para quem busca interação com a natureza e história, mas sem abrir mão do conforto.

Do período de engenho de açúcar a Fazenda Capoava guarda a charmosa sede, antiga residência dos proprietários e de arquitetura bandeirista. O casarão de meados de 1750 é construído em taipa de pilão e conta com uma charmosa capela anexa ao alpendre, de onde é possível desfrutar de momentos alegres e tranquilos.

Em 1881, a propriedade foi vendida e rebatizada de Fazenda Japão, iniciando uma nova – e forte – fase no Ciclo do Café. Nos séculos XIX e XX, tornou-se uma das principais propriedades cafeeiras de São Paulo, gerando riquezas e fazendo jus ao seu antigo nome: Capoava, em tupi, significa terra fértil.

No ano de 1888, com a abolição da escravatura, saía de cena a mão de obra escrava e chegavam as primeiras famílias italianas, mudando o cenário e a iniciando a relação empregado/empregador, até então inédita da história agrícola do Brasil. Em um primeiro momento, os italianos ficaram hospedados nas senzalas, construindo, posteriormente, uma colônia com pequenas casas ao redor da sede. Em 1941, a fazenda foi novamente vendida. Com o Ciclo do Café em franco declínio, as plantações foram substituídas por pastagem para gado leiteiro e gado de corte, atividade praticada até o ano de 1979.

A Fazenda Capoava conta com uma confortável estrutura para receber visitantes e hóspedes divididas em três categorias: Senzalas, Chalés do Lago e Chalés da Colônia, todos com o mesmo padrão de qualidade, seja para curtir um final de semana ou um dia de diversão e lazer fora da cidade. Ao todo são 25 unidades, equipadas com frigobar, ar condicionado, cofre, TV de LCD, telefone, Wi-fi, sala de estar e lareira.

Integrados a Sede da fazenda, a Senzala, residência dos escravos que serviam a casa grande, foi totalmente restaurada, se tornando outra charmosa opção de hospedagem, perfeita para abrigar famílias e grupos mais numerosos.

A 180m da sede, os Chalés Colônia são uma excelente opção para famílias e grupo de amigos de até quatro pessoas. Compostos por três blocos com 18 unidades, são as antigas e charmosas residências dos imigrantes italianos.

Para quem procura privacidade em meio à natureza, há ainda os Chalés do Lago. Localizados a 250 metros da sede, são compostos por apenas quatro três unidades, pensadas para casais.

Preservando seu caráter rural, o grande forte da Fazenda Capoava são as atividades ao ar livre, onde é possível interagir com os animais, com a natureza e ainda tomar um banho de história.

Tradição na fazenda e principal motivo de sua existência, as cavalgadas são muito procuradas por hóspedes e frequentadores, e uma das grandes paixões de Paulo Almeida Prado, proprietário da fazenda. Dentre as atividades, é possível fazer aulas de Laço Comprido, Três Tambores, e aulas de Equitação, ministrada por experientes profissionais, ou aproveitar as opções de cavalgadas, como a Cavalgada do por do Sol, a Cavalgada da Queima do Alho, ou a belíssima cavalgada pelo bairro Histórico do Pedregulho, que visita pontos turísticos da região.

Além dessas atividades, meninos e meninas poderão se divertir com jogos no gramado, brincadeiras no lago, no escorrega, trilhas e brincadeiras noturnas, sempre com muita segurança e acompanhamento de monitores.

Um capítulo à parte entre as atrações e fonte de estudo e pesquisa de curiosos e historiadores, o Espaço Memória Capoava reúne um grande acervo sobre a fazenda que, de certa forma, ajuda a contar importantes capítulos da nossa história. Composto por réplicas e objetos originais, o espaço acabou de passar por uma reforma e ampliação, reiterando o compromisso em manter viva a cultura e história do Brasil. Um dos detalhes que tornaram a Fazenda Capoava um roteiro de charme fica por conta do rego d'água responsável por movimentar uma roda com sua engrenagem para o funcionamento de uma máquina de beneficiar café. Construído pelos escravos no final do século XIX é um lindo exemplo da arquitetura da época.

Intitulada de Comida Paulista e tida como uma das mais fiéis representantes da culinária brasileira, a gastronomia é um dos pontos altos da Capoava. Fundindo influências de povos que passaram por ali em diferentes épocas e com diferentes costumes alimentares, a comida servida na fazenda é um resgate a história da culinária de nosso país.

Pela proximidade com a capital e de grandes centros empresariais do interior paulista, a Fazenda Capoava oferece uma estrutura completa para os mais variados tipos de evento, servindo de cenário para casamentos, festas de aniversário, ensaios fotográficos e convenções empresariais.

No Espaço Pergolado, também utilizado para eventos, o charme fica por conta dos móveis rústicos, feitos em madeira de demolição e do fogão a lenha, que resgata o espírito das antigas fazendas e apaixona os visitantes. O espaço conta, ainda, com estrutura de churrasqueira, forno de pizza e permite diversos tipos de ambientação, tornando qualquer evento único.


A Fazenda Capoava oferece:

  • >> Hospedagem com pensão completa ;
  • >> Trilhas;
  • >> Passeio a cavalo;
  • >> Piscina e sauna;
  • >> Bar temático;
  • >> Fogão a lenha, Forno de pizza e Churrasqueira;
  • >> Bilhar;
  • >> Quadra de tênis;
  • >> Organização de casamentos , comemorações e eventos coorporativos;
  • >> Locação para produções de vídeo e fotografia;
  • >> Doces e outros produtos da fazenda.

É necessário agendamento prévio.

Tarifas:sob consulta.

Reservas:(11) 2118-4100

E-mail:reservas@fazendacapoava.com.br

Site:www.fazendacapoava.com.br

© Copyright Fazendas Paulistas 2013 - Todos os dreitos reservados. Desenvolvido por Will Designer